Resenha: Garota Interrompida Susanna Kaysen

Título: Garota Interrompida
Editora: Única Editora
N° de páginas: 192
Autor(a): Susanna Kaysen


Sinopse:Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.


Resenha:
  Primeiramente necessito avisar a todos vocês que fiquei tão empolgada com esse livro que teremos ao menos uns três posts envolvendo ele. Esse é o primeiro e o mais importante. 
  Pois bem, após um bom tempo tentando descobrir o objetivo real do livro Garota Interrompida, descobri que o livro não é um livro de ficção e sim um livro de memórias da própria autora, Susanna Kaysen que foi internada em uma clinica psiquiátrica em plenos 18 anos. A partir desse momento ela vai nos relatando um pouco de sua vida dentro da clinica, também falando bastante de suas colegas, Lisa- uma sociopata super engraçada-, Polly, Georgina e Daisy.
  No livro encontramos diversos acontecimentos, desde o mais engraçado que faz você dar muitas gargalhadas, até os mais terríveis e tristes, e esses acontecimentos nos fazem entrar no livro e sermos um pouco capazes até de entender a mente de Susanna.
  Falando agora especificamente de cada uma das personagens, posso dizer que a que mais gostei foi a Lisa, pela questão de ela ser engraçada e chamar bastante sua atenção já que ela é a tipica louca, mas um pouco pior até. Não sei por que, mas senti bastante falta de mais detalhes sobre a própria Susanna, ela, mesmo sendo a principal desaparecia um pouco, talvez fosse porque era o ponto de vista dela, mas acho que no livro ela devia em algum momento dar um enfoque maior nela mesma. Fora isso achei que todos as personagens são bem construídas e ao falar de cada uma lembro mais ou menos de três ou quatro cenas delas.
  Outra coisa que me incomodou um pouco foi a questão dos palavrões no livro. Tinham certas partes onde ficava com extrema agonia de ler pois mais da metade do que as personagens falavam eram palavrões, mas entendo que isso foi uma maneira da autora mostrar como realmente era a vida dentro da clinica, mas o que custava mudar uma palavra ou outra?
  Fora isso o livro é incrível! Nos faz refletir bastante sobre o que é realmente normal e o que é louco, além de que alguns trechos do livro te faz pensar sobre as várias questões da sociedade e do que aconteceu com a autora.
  Essa foi uma leitura diferente e foi o primeiro livro de memorias que li. Pretendo ler outros já que nele você encontra o próprio ponto de vista da pessoa em relação a sua vida e de vez em quando até parece uma história de ficção.
  Em questão visual do livro, posso dizer que a editora está de parabéns, a imagem do livro não mostra realmente como ele é, mas ele ao vivo é super rosa e tem várias coisas escritas de uma maneira mais apagada. A diagramação está maravilhosa, contando com páginas amareladas, um espaçamento digno de ser parabenizado e a fonte ótima de ler e contando até com detalhes super fofos que dão um grande sentido a história.
  Enfim, essa foi minha opinião sobre Garota Interrompida e indico a todos que querem começar a ler um estilo diferente, que não seja totalmente diferente.

0 comentários:

Entrando Nos Livros Copyright © 2013/2014 - Design por Camila Solli | Todos os Direitos Reservados